.png)
QUEM SOMOS
Afrotonizar é uma plataforma dedicada à conexão e ao fomento de artistas e criadores racializadas. Nossa missão é construir redes de partilha criativa que sejam espaços seguros para as existências negras, indígenas, diaspóricas e transatlânticas florescerem. Desde a nossa fundação em 2017, temos trabalhado com empenho para tecer essas redes, com um foco especial em jovens criadores que manifestam a diversidade, o legado e a riqueza cultural de suas comunidades e territórios.
Nosso objetivo principal é liberar a capacidade criativa e imaginativa de pessoas racializadas, formando e promovendo estratégias de livramento para a construção de novas imagens de mundos (im)possíveis. Por isso, investimos na criação de ambientes que estimulem a imaginação radical e o exercício de narrativas e práticas artísticas inovadoras. Acreditamos que sonhos e intuições podem ser vistos como dispositivos tecnológicos, ferramentas que podem transformar realidades e promover a justiça social.
Ao impulsionar a criatividade e apoiar essas vozes, buscamos não apenas oferecer um espaço, mas também viabilizar o acesso de pessoas racializadas aos espaços de formação artística. Acreditamos que essas práticas contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva, embora a dívida seja impagável, reconhecemos que, para muitas dessas comunidades, seja ela negra ou indígena, o ato de criar é também um ato de resistência e afirmação das memórias e da vida desses grupos e suas culturas. Por isso, nós enquanto plataforma de articulação e difusão de possibilidades e acessos, estamos comprometidas em desenvolver abordagens metodológicas que incentivem a conexão imaginativa e a formação de redes, promovendo trocas de experiências através da tecnologia do encontro, que vão além das fronteiras tradicionais do fazer artístico imposto. Nosso giro é contra-colonial, nos movimentamos para além das molduras do mundo como conhecemos.
A plataforma Afrotonizar se posiciona como um espaço onde as tradições culturais encontram as expressões contemporâneas, onde o passado e o futuro se entrelaçam para forjar novas rotas e fabulações de vida infinita. Estamos aqui para acolher, fomentar e celebrar a criatividade de artistas e pessoas que estão comprometidos com práticas radicais de transformação e criação.
.png)
A plataforma Afrotonizar é idealizada pela artista, curadora e pesquisadora Naymare Azevedo. Para ela, Afrotonizar é mais que um projeto, é o experimento de um conceito em ação, que visa proporcionar conexões entre a poética e a imaginação radical, sintonizando pessoas com sua capacidade criativa e intuitiva através da experimentação e criação de narrativas de mundos pensados outramente, em uma perspectiva onde a colonialidade não possa capturar.
“Para além das arapucas coloniais, pensamos em Afrotonizar como uma tecnologia ancestral que permite a (im)possibilidade de construir narrativas criativas onde os valores sociais, culturais e econômicos sejam baseados pela ética e a justiça social. Como exercício de imaginação política, Afrotonizar se propõe a edificar espaços onde pessoas racializadas experimentem outras sensibilidades de olhares e imaginários de suas vidas e existências.”
Desde 2017, estamos empenhados em desenvolver ações que visem tecer redes de jovens negras e indígenas, explorando diferentes abordagens metodológicas para promover a criatividade e a expressão artística. Nosso foco é criar momentos significativos de conexão que abram caminhos para outras possibilidades narrativas, permitindo que novas vozes e perspectivas se destaquem.
Com essa visão, buscamos não apenas estimular a criatividade, mas também desafiar limites e romper com as narrativas tradicionais que muitas vezes marginalizam vozes racializadas. Ao fomentar espaços de inovação cultural e resistência artística, estamos determinados a apoiar a construção de mundos onde a diversidade cultural seja celebrada e a justiça social seja uma realidade concreta.